Esta é uma tradução do texto originalmente postado pelo Beijing News, em 9 de julho de 2024.
"A Princesa Real": Baseado no Estilo Wei-Jin
Repórter Liu Wei,
Edição de Xu Meilin
Beijing News, 9 de julho de 2024.
O drama "A Princesa Real” (ou "Vínculos do Futuro”), estrelado por Zhao Jinmai e Zhang Linghe, está em alta. Em uma entrevista recente, o diretor de arte Wang Zuokun explicou que o espírito Wei-Jin na série é representado de forma a capturar sua essência, unindo a autenticidade do drama com a precisão histórica.” O motivo de ambientar a estética visual de 'A Princesa Real' no estilo Wei-Jin é porque a trama aborda o sistema de exames imperiais, que teve sua origem no período das dinastias Wei-Jin e do Norte e Sul (220–589)." Wang Zuokun afirmou que o design foi centrado na elegância e no charme intrínsecos ao estilo antigo desse período, utilizando objetos e cenários para capturar a essência dos personagens e, assim, refletir seu crescimento e transformação na trama.
A estética geral preserva a elegância e leveza do período Wei-Jin.
Wang Zuokun explicou que, no design dos trajes, “A Princesa Real” se baseou em obras especializadas como “A Grande Antologia de Padrões Chineses” (中国图案大系, Zhōngguó tú'àn dàxì), “Coleção de Trajes e Bordados Chineses” (中国织绣服饰全集, Zhōngguó zhīxiù fúshì quánjí), e “Estudos sobre Trajes da Antiguidade Chinesa” (中国古代服饰研究, Zhōngguó gǔdài fúshì yánjiū), assim como em obras clássicas como “A Imagem do Alto Estilo” (高逸图, Gāo Yì Tú). Mais de 800 adereços importantes foram utilizados na produção cobrindo uma ampla gama de ofícios na indústria da época. Tanto na restauração de formas de artefatos históricos quanto no aprimoramento de designs originais, todos os itens foram elaborados manualmente, meticulosamente polidos e testados repetidamente, e rigorosamente testados antes de serem exibidos na tela.Padrões de Trajes Oficiais Cerimoniais.
Referência: Padrões decorativos inspirados no leopardo nublado, como vistos na decoração do frasco laqueado achatado.
Coleção de Trajes e Bordados Chineses (Zhōngguó Zhīxiù Fúshì Quánjí) — Volume 3, Estudos sobre Trajes da Antiguidade Chinesa (Zhōngguó Gǔdài Fúshì Yánjiū).
Referência: Padrões decorativos inspirados no leopardo nublado, como vistos na decoração do frasco laqueado achatado.
Coleção de Trajes e Bordados Chineses (Zhōngguó Zhīxiù Fúshì Quánjí) — Volume 3, Estudos sobre Trajes da Antiguidade Chinesa (Zhōngguó Gǔdài Fúshì Yánjiū).
Coroa de Liang.
Referência: Retrato do Imperador Wu de Liang nas pinturas murais do Templo Fahai.
Referência: Retrato do Imperador Wu de Liang nas pinturas murais do Templo Fahai.
Wang Zuokun também detalhou os modelos históricos usados como base para os trajes de cada personagem. O chapéu cerimonial da protagonista, Princesa Real Li Rong, foi criado com referência ao design da coroa de Liang usada pelo Imperador Wu de Liang, conforme retratado no mural do Templo Fahai. O traje cotidiano do protagonista masculino, Pei Wenxuan, foi inspirado na Coleção de Trajes e Bordados Chineses, volume 3, sobre as vestimentas masculinas da dinastia Wei-Jin e das dinastias do Norte e do Sul, e seu adorno de cabelo foi baseado em artefatos descobertos em um túmulo da dinastia Jin Oriental no distrito de Echeng, na província de Hubei. Os padrões de folhas de lótus no traje da personagem feminina, Qin Zhenzhen, foram inspirados nos padrões de azulejos da dinastia do Sul da dinastia Wei-Jin e das dinastias do Norte e do Sul, presentes na Grande Antologia de Padrões Chineses. Já os adornos no coque, como as flores de pérola, a faixa de cabelo e os brincos de coral, foram baseados em figuras de cerâmica da mesma época.
O design de Pei Wenxuan.
Referência de vestuário:
Coleção de Trajes e Bordados Chineses, Volume 3, Trajes Masculinos das dinastias Wei-Jin e do Norte e do Sul.
Referência do diadema: O Homem-Pássaro Montando um Dragão Dourado (羽人御龙金玛)
Túmulo da Dinastia Jin Oriental em Echeng, Hubei
Coleção de Antiquidades em Ouro e Prata da China (中国金银器), 247.
Túmulo da Dinastia Jin Oriental em Echeng, Hubei
Coleção de Antiquidades em Ouro e Prata da China (中国金银器), 247.
Ganchos de Cinto de Jade:
Parecidos com os atuais fechos de cinto, feitos predominantemente de jade. Antigamente, eram conhecidos como “Shibi” (师比).
Parecidos com os atuais fechos de cinto, feitos predominantemente de jade. Antigamente, eram conhecidos como “Shibi” (师比).
O design dos leques que cercam a Princesa Real inclui dois tipos: um leque de cintura e um leque de cauda de raposa. Ambos utilizam a “técnica de bordados de Suzhou” como principal elemento do leque. A superfície dos leques apresenta uma mistura de padrões da era Wei-Jin e os caracteres “度华年” (“Dù Huá Nián”, o nome original do drama), resultando em um visual elegante, além de incluir pequenos detalhes curiosos. O outro leque é um leque de cauda de raposa bordado com padrões de peônia da era Wei-Jin. “Além de representar a identidade dos personagens, é também uma ferramenta crucial para a etiqueta,” afirmou Wang Zuokun.
Leque da Princesa Real
Baú de Preciosidades de Huajing: O Pequeno Leque Dourado de Li Rong
Leque versão A:
- O pingente de franjas é feito de materiais que imitam jade e vidro, decorado com ornamentos metálicos pendurados.
- Depois de girado, a face do leque pode ser enrolada.
- A face do leque usa tecido de seda com padrões discretos, e os detalhes dos desenhos são bordados com linha dourada.
- O cabo do leque é de bambu roxo, com inscrições gravadas nele.
A paleta de cores da série são inspiradas principalmente nos pigmentos minerais usados nas pinturas murais, aplicando-se os princípios das cores naturais. “Durante o período Wei-Jin, a estética favorecia a beleza derivada da natureza”, disse Wang Zuokun. Em “A Princesa Real”, essa estética atravessa o tempo e o espaço, sendo apresentada ao público contemporâneo.
O cenário como uma metáfora que se liga às emoções dos personagens
Na icônica cena em que o personagem diz: “Ofereço alegria o mundo para retribuir a benevolência do meu senhor”, os espectadores notaram o cenário deslumbrante do aposento: “No quarto da princesa e do príncipe consorte, há estrelas e oceano!” “Colocamos um padrão de estrelas e oceanos ao lado da cama no aposento, e acendemos cinco pequenas lâmpadas que tremulam à noite. Nas laterais da cama, adicionamos um padrão de cachoeira. O casal principal, no aposento, parece estar envolto em um rio de amor.”disse Yuan Yumei, produtora executiva de A Princesa Real.
No contexto de A Princesa Real, a diferença entre os cenários das famílias aristocráticas e e dos lares plebeus é evidente. Nas cenas dos nobres, utensílios discretos e detalhados refletem a “sofisticação de uma casa de prestígio secular”, enquanto as cenas de lares humildes têm uma composição mais rústica, com materiais naturais e cores mais suaves e naturais. As cores são também mais suaves e naturais, destacando o espírito dos literatos da época Wei-Jin, que exalava um caráter distinto e um forte senso de liberdade.”
Yuan Yumei comentou que, em termos visuais, “A Princesa Real” “se inspira no antigo, mas não se restringe a ele”. Com base na “sensação realista” rigorosamente fundamentada na estética Wei-Jin, foram incorporados elementos que atendem ao gosto dos jovens espectadores contemporâneos.
Liu Wei, repórter do Novo Jornal de Pequim
Edição: Xu Meilin
Revisão: Yang Li
Edição: Xu Meilin
Revisão: Yang Li
Nenhum comentário:
Postar um comentário